Home

#
60 anos de TV no Brasil
Escrito por Edu Castro   

Pra lembrar, um dos maiores nomes dela em todo esse tempo, que passou nela a maior parte desse tempo.

Blota Junior foi a primeira pessoa a aparecer na mais antiga emissora em atividade no Brasil, a Record. Em 27 de setembro de 1953, a TV entrou no ar com ele descendo uma escada e anunciando “boa noite. Está no ar a TV Record, canal 7 de São Paulo”.

Teve que aprender a fazer TV fazendo, e, ao longo da vida, ensinou muita gente a fazer também. Orgulhosamente, fui um deles.

Convivemos na Bandeirantes e na casa dele – era avô da minha madrinha de casamento, Sonia, repórter da Band.

Me ajudou até a escolher o nome. Aliás, se não fosse “Eduardo Castro” seria “Edu Castro Macedo”. Segundo ele, os dois funcionariam no ar.

Ele morreu um pouquinho depois do meu casamento, no final de 1999. Numa deferência que não me esqueço, a família ligou pra me avisar durante uma edição do Jornal da Bandeirantes Gente. Dei a informação com um aperto no peito.

Aqui embaixo, Blota Junior fazendo o que mais sabia: TV, e de improviso. Apresentando o prêmio Roquete Pinto de 1970. Ele inventou o prêmio, e ganhou tantos que virou hors concours. Ao seu lado – como sempre – a esposa Sonia Ribeiro.

Um desses tantos troféus em formato de papagaio, o de “melhor apresentador de 1962″, está conosco. Presente da Sonia (a neta). Uma inspiração e tanto.

Senhoras e senhores: com vocês, Blota Junior e Sonia Ribeiro….

Get Adobe Flash player

Em tempo: 18 de setembro é aniversário da TV no Brasil porque marca a primeira transmissão oficial do veículo e a inauguração da primeira estação, a TV Tupi de São Paulo. Ela foi fechada em 1980, depois de ter a concessão cassada pela ditadura militar.

https://eduacastro.wordpress.com/2010/09/19/60-anos-de-tv-no-brasil/

 

 

Sonia Ribeiro aniversia amanhã. Todas as pessoas na casa de Blota, completam aniversário em março.
Folha de S. Paulo , 19/03/1966
#