Home

#
Blota Jr. no Memorial da Fama
Escrito por Equipe mvbs   

Um dos principais apresentadores da televisão brasileira, tornou-se o símbolo da TV Record em sua época áurea, ao longo da década de 60.

Já em 1959, o jornalista José Blota Júnior conduzia com simpatia e acerto o programa Adivinhe o que Ele Faz, pela TV Record. Em meados dos anos 60, comandou com sucesso os famosos e polêmicos festivais da MPB, usando seu carisma e notável bom humor para se impor diante de uma platéia irada com a colocação de suas canções preferidas. Blota apresentou a maioria dos programas de auditório e de gala da emissora, como Essa Noite se Improvisa, Show do Dia 7 e a prestigiada entrega do Troféu Roquete Pinto. Nessas ocasiões, dividia o palco com sua mulher, a radialista Sônia Ribeiro, formando com ela uma das duplas mais conhecidas da televisão brasileira. Juntos, eles apresentaram programas de auditório, festivais de música e programas de entrevistas. Blota trabalhou durante 33 anos na TV Record, onde também apresentou os programas Alianças para o Sucesso e Festival da Velha Guarda. Durante seus 60 anos de carreira, trabalhou também em jornais e rádios, mas o gosto que nutriu pela política o levou a ser eleito por três vezes deputado estadual e uma vez deputado federal.

Blota nasceu em Ribeirão Bonito, no interior de São Paulo, cidade onde fez o primeiro contato com o jornalismo, aos 12 anos, no jornal Correio d’Oeste. Aos 18 anos, cobria lutas de box e assinava sob o pseudônimo de Joe Palito no jornal O Esporte, em São Paulo. No fim dos anos 30 ele trabalhou na extinta Rádio Cosmos como locutor esportivo. Ao mesmo tempo, fazia o curso pré-jurídico para a Faculdade de Direito do Largo São Francisco, onde se formou em 1949. Da Rádio Cosmos, foi para a Rádio Cruzeiro do Sul, onde ficou conhecido como locutor esportivo. Em 1943, Blota foi contratado pela Rede Record e nunca mais largou o microfone. De locutor esportivo passou a comentarista, mas tornou-se conhecido pela versatilidade nos programas de auditório, como o Não Diga Alô e a Escola Risonha e Franca. Nesta época também escrevia crônicas para revistas.

Blota casou-se em 1946 com Sônia Ribeiro, que conheceu nos corredores da Record e veio a falecer em 1987 vítima de câncer, tendo sido sua companheira por mais de 30 anos e com ela teve três filhos. Em 1954, Blota entrou para a política. Um anos depois, elegeu-se deputado estadual pelo Partido Social Progressista. Se reelegeu em 1963 e em 1967. Nesse período ocupou ainda a Secretaria dos Negócios e Turismo. Em 1974 foi eleito deputado federal. Foi ainda secretário das Comunicações durante o mandato de Paulo Maluf como governador do Estado no fim dos anos 70. Blota largou a política nos anos 80.

Em 1985, Blota Jr. se aposentou e saiu da Record. Mas pouco tempo depois voltou à televisão no semanal Programa Blota Júnior da Rede Bandeirantes, que durou um ano. Depois disso, fez participações esporádicas em outros programas, como o Canal Livre. No fim dos anos 80 comandou o Projeto Presidente 89, uma série de debates sobre política realizados na Rede Bandeirantes. Deixou a emissora em 1991. Um de seus últimos trabalhos na TV foi no programa Gente que Brilha, exibido pelo SBT até 1997. Blota Jr. faleceu aos 79 anos, em 22 de dezembro de 1999.

http://www.memorialdafama.com/biografiasAB/BlotaJr.html#38

 

 

Sonia Ribeiro aniversia amanhã. Todas as pessoas na casa de Blota, completam aniversário em março.
Folha de S. Paulo , 19/03/1966
#
canakkale sehitleri vergi kanunlari finans denetim exploit vergi kanun mevzuat engelli blog ne zaman emekli olurum denetim mevzuat denetcilik kanun tuzuk yonetmelik exploit sorgula kanun yonetmelik toplu pagerank google sra sorgulama emeklilik coklu toplu pagerank google pagerank pagerank sorgula toplu pr sorgula php script decode encode google sram kac google sra sorgulama site pr alexa sorgu seo sitesi google seo php script decode encode script encode decode