Home

#
Troféu Roquete Pinto PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Blota Belotti   

O Troféu Roquete Pinto é a mais antiga premiação da televisão brasileira.

Criado em 1950, foi idealizado pelo apresentador, locutor e produtor de TV Blota Júnior e inicialmente destinado aos destaques das rádios de São Paulo, passando a ser entregue a partir de 1952. A premiação teve ao todo 26 edições. Em 16 de dezembro de 1952 um júri, composto por jornalistas e colunistas de radio e TV dos principais jornais e revistas especializadas e sob a coordenação da ACRESP (Associação dos Cronistas Radiofônicos do Estado de São Paulo), divulgou a lista dos melhores da TV daquele ano, sendo todos os premiados ligados à TV TUPI, então a única emissora. O prêmio Roquete Pinto, que começou em 1950 para os melhores do rádio paulistano, iniciava sua importante participação na história da TV.

O Roquete Pinto teve ao longo de sua história 26 edições e já na década de 50 ganhava grande e prestigiosa cobertura televisiva, ao vivo, pela TV RECORD, e TV PAULISTA em alguns anos, conquistando os maiores índices de audiência da época.

A primeira entrega do prêmio aos profissionais de televisão ocorreu no dia 16 de dezembro de 1952, sob organização da ACRESP (Associação dos Cronistas Radiofônicos do Estado de São Paulo). Todos os premiados eram ligados à TV Tupi, até então a única emissora de São Paulo. A entrega do prêmio passou a ser exibida ao vivo pela TV Record e TV Paulista.

Em 1960, foi instituída a “Galeria de Ouro” do Troféu Roquete Pinto, destinada aos profissionais que obtivessem seis premiações, incluindo rádio e televisão. Ao entrar na “Galeria”, o profissional não poderia mais concorrer nos anos seguintes, sendo considerado hours concours.

Blota Jr. e Sonia Ribeiro fizeram parte dessa galeria recebendo o “Roquete Pinto de ouro”.

Em 1968, o Ministério da Educação e Cultura também criou um Prêmio Roquete Pinto, destinado aos melhores roteiros cinematográficos do Brasil. O valor inicial do prêmio correspondia a cinco mil cruzeiros novos ( NCr$5.000,00).

Em 1971, após a Festa do XXI Roquete Pinto, a TV Record decidiu suspender a premiação, retornando em 1978, no seu Jubileu de Prata. Mas dessa vez o Roquette deixou de premiar exclusivamente os astros e estrelas do rádio e da TV. Passou a entregar troféus também para os melhores da indústria, da publicidade e da educação. Seguiu assim até 1982, quando houve a sua última edição.

Atualmente a Record ainda detém os direitos sobre o prêmio.

Prêmios de Sonia Ribeiro

Apresentadora de Programas Femininos 1953
Apresentadora de Programas Femininos 1953
Programadora-1955
Programadora-1956

Prêmios de Blota Jr.

Animador-1951
Animador-1951
Comentarista esportivo 1951-2
Comentarista-esportivo-1951

 

 

Hoje o canal 7 apresenta Sonia Ribeiro na "A Família Trapo" onde fez papel de uma velha senhora.
A Gazeta, 16/09/1967
#
canakkale sehitleri vergi kanunlari finans denetim exploit vergi kanun mevzuat engelli blog ne zaman emekli olurum denetim mevzuat denetcilik kanun tuzuk yonetmelik exploit sorgula kanun yonetmelik toplu pagerank google sra sorgulama emeklilik coklu toplu pagerank google pagerank pagerank sorgula toplu pr sorgula php script decode encode google sram kac google sra sorgulama site pr alexa sorgu seo sitesi google seo php script decode encode script encode decode